Chiller ar condicionado

Chiller ar condicionadoChillers ar condicionadoComprar chiller ar condicionado
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO: FUNCIONALIDADES E VANTAGENS

O sistema de refrigeração tem sido cada vez mais aderido devido a grande necessidade de refrigeração não somente de ambientes, mas também para alimentos e medicamentos farmacêuticos ou outros componentes que precisam de um resfriamento constante a fim de manter sua integridade e qualidade.

É muito eficiente e necessário para o lucro e muitas fábricas e empresas, pois tem sido um mercado que vem se desenvolvendo cada vez mais mais, com isso, o fornecimentos dos equipamentos tem aumentado consideravelmente devido ao crescimento de fábricas e também novas tecnologias que surgem a fim de modernizar os sistemas.

COMO É FORMADO O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO ?

Todo sistema possui uma base de funcionamento e não é diferente para o sistema de refrigeração, tendo como principal objetivo o resfriamento e eleva a temperatura extremamente baixa, chegando a passar de zero graus e para que essa funcionalidade aconteça é necessário um sistema e etapas que são essenciais para o resultado final. Para conhecermos melhor sobre essas fases veja abaixo como funciona o sistema básico de refrigeração:

  • Compressor: tem como função gerar pressão nos elementos como água, ar ou hidrogênio;
  • Condensador: transforma elementos do estado gasoso para líquido;
  • Evaporador: responsável pela eliminação do calor;
  • Válvula de expansão: controla a pressão e temperatura.

O elemento mais comum que passa por essa etapa e participa do processo de mudança de temperatura é água, outro fluido bem econômico é CO2 e além da economia também causa menor impacto ambiental, funcionalidade simplificada, manutenção com menor preço e muitas outra vantagens que esse sistema oferece.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO

O sistema básico de refrigeração é constituído por quatro fases sendo elas o compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão, cada fase é fundamental para o resfriamento.

O primeiro estágio desse processo é feito na válvula de expansão que provoca uma queda de pressão e faz com que o líquido passe para o estado gasoso, após isso o fluido refrigerante que é responsável pela alterações de temperatura entra no evaporador fazendo que o elemento gasoso passe para o estado de vapor e assim absorve o calor.

Assim que o processo de evaporação ocorre é pressionado pelo compressor até que a temperatura seja elevada e quando o processo é finalizado é direcionado para o condensador que elimina para o lado externo a alta temperatura e dessa forma mantém o ambiente refrigerado.

Todos os elementos deste sistema contribui para a eficiência, sendo cada etapa necessária, pois quando a absorção do calor for maior, melhor será a refrigeração do ambiente e para que isso ocorra é necessário todas as etapa junto dos fluidos e outro componentes como água ou CO2 trabalhem de forma correta.

QUAIS SÃO OS FLUIDOS REFRIGERANTES?

Os fluídos têm papel fundamental no funcionamento e no resultado final para refrigeração de determinado equipamento ou ambiente, possuem fator importante em todo o processo, pois consegue transformar a substância secundária de acordo com o estado de cada fase, seja líquido, vapor ou gasoso.

Com isso, é possível absorver o calor do ambiente até que sejam direcionados às saídas das condensadoras. Os Fluidos mais comuns são o Fluidossintéticos (HCFC, HFC e HFO), Amônia, Dióxido de Carbono e Hidrocarbonetos.

Não existe um fluido universal, sendo assim, o cliente pode escolher qual melhor atende suas necessidades e qual oferece maior eficácia para o funcionamento da sua empresa ou fábrica.

TENDÊNCIAS DE REFRIGERAÇÃO

Assim como os demais mercados, o mercado frigorifico também está expandindo devido ao crescimento de fábricas farmacêuticas ou de alimentos, entre outros segmentos que precisam de refrigeração e com essa expansão as novas tecnologias vem ganhando força.

1- Sistema indireto

Os fluidos são os principais agentes dessa opção de sistema e sua utilização tem sido cada vez mais frequente devido a grande economia que promove, além de promover menor impacto ambiental e eficiência no resfriamento e congelamento.

Os fluidos são considerados um sistema primário responsável por provocar as mudanças de estado do sistema secundário, ou seja, fluidos primários como a amônia em ação com elementos secundários como a água ou CO2.

Se trata além de um sistema primário, mas tem sido uma tendência pois além de mais econômico ajuda também a diminuir impactos negativos no meio ambiente para a diminuição do aquecimento global e a diminuição da destruição da camada de ozônio, por isso, muitas empresas têm preferência por esse sistema que oferece diversas vantagens.

2- Chiller

Trata-se de um equipamento compacto que promove a refrigeração com baixo consumo de energia elétrica. Esse equipamento tem sido cada vez mais aderido, pois promove que o sistema de refrigeração seja feito com baixo consumo de energia, instalação rápida, manutenção com menor preço, eficiência, durabilidade e menor utilização de espaço e essas vantagens faz com que hospitais e industriais tenham preferência por esse equipamento, especialmente quando se trata do Chiller ar condicionado.

Devido todas as vantagens mencionadas o Chiller ar condicionado e outras formas de uso tem sido considerado uma tendência de resfriamento e congelamento muito eficiente atendendo perfeitamente a necessidade de seus clientes.

COMO FUNCIONA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL ?

Para todo o sistema de refrigeração industrial ou não é necessário a elaboração de um projeto que são produzidos por profissionais técnicos e engenheiros que são responsáveis por analisar qual a necessidade de refrigeração, por exemplo, analisar se o resfriamento trata-se para alimentos, medicamentos, ambientes ou outros componentes, pois é preciso entender qual o objetivo para depois definir qual o melhor plano de ação.

É necessário entender qual o produto a ser refrigerado e assim definir qual o melhor sistema e como pode ser aplicado. Além disso, analisa critérios técnicos como os cálculos térmicos de carga, estrutura e tamanho de equipamentos, qual o melhor refrigerante para ser usado, redes para instalação, tenta identificar se é possível a utilização de equipamento já existentes ou se é necessária a instalação de um novo sistema e equipamentos e qual a quantidade ideal para suprir a necessidade.

São muitas as informações e levantamentos técnicos para a elaboração de um projeto para Refrigeração Industrial, além de possuir características única para cada segmento, por isso, essa análise é feita individualmente considerando particularidades de cada empresa, segmento e necessidades.

CHILLER AR CONDICIONADO COMO FUNCIONA?

O Chiller ar condicionado é mais indicado para locais extensos com grande área, pois conseguem resfriar diversos ambientes o mesmo tempo para área distintas. Além disso o chiller ar condicionado pode participar do processo de resfriamento de equipamentos ou produção de alguns elementos como o plástico, por exemplo.

A água é o agente do sistema de refrigeração para o Chiller ar condicionado, o que ajuda no resfriamento de forma mais eficiente nos ambientes e somente quando a capacidade pode ser menor, ou seja, para ambientes menores nesse caso o agente pode ser o ar.

Além disso, o Chiller ar condicionado em sua funcionalidade permite que tenhamos o controle de alguns processos como a temperatura, movimentação, ventilação, entre outras funcionalidades que podem ser comandadas.

É possível conseguir maior durabilidade e menor consumo de energia elétrica com o Chiller ar condicionado, esses dois aspectos são o que mais influenciam para que os clientes queiram aderir o Chiller ar condicionado. Esse equipamento pode ser usado em indústrias alimentícias, hospitais, aeroportos e muitas outras edificações de grande porte e em diversos segmentos.

QUAL A ESTRUTURA DO CHILLER?

É um equipamento pesado e grande que precisa de um transporte específico e precisa ser instalado em uma estrutura resistente, por isso, geralmente é usado em empresas de grande porte. É formado pelo compressor, condensador, válvula de expansão e sua estrutura é feita em aço.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CHILLERS?

Existem mais de um tipo de chiller com funcionalidades diferentes e por isso vamos verificar quais suas funções e quais as diferenças entre os cinco tipos diferenciados que esse equipamento oferece:

1- Chiller Scroll

É composto por compressor com alta eficiência energética com diferentes níveis de temperatura elevadas devido a compressão causada em sua funcionalidade. Além disso, consegue um rendimento maior com menor consumo de energia e esse tipo de chiller scroll ar condicionado possui uma versão otimizada.

2- Chiller Parafuso ar

O Chiller ar condicionado parafuso ar é um equipamento é mais utilizado no mercado industrial e uma das suas características é que seu funcionamento é silencioso e simplificado. Seu fluido é feito pela passagem de ar.

3- Chiller Parafuso água

É um equipamento que oferece um funcionamento silencioso e possibilita velocidades variadas e além disso é constituído por tecnologias que aumentam sua capacidade e refrigeração como um propulsor de velocidade.

4-Chiller de absorção

Sua funcionalidade ocorre devido a evaporação da água que é seu principal refrigerante e para esse Chiller ar condicionado possuem dois sistemas sendo a absorção por queima direta e queima indireta. A queima direta funciona devido a um processo de queima de combustível e o processo indireto ocorre devido ao vapor com baixa pressão.

COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO?

Além de todas as condições técnicas a serem analisadas também é preciso considerar as normas técnicas para fabricação, instalação e uso e por isso é fundamental e indispensável a contratação de profissionais aptos para a elaboração do projeto.

É necessário buscar referências de trabalhos anteriores oferecidos pelas empresas que prestam esse serviço, para certificar que o projeto será feito pelos melhores profissionais e bases técnicas além de buscar por um preço competitivo e acessível.

Existem muitas empresas que fornecem além da elaboração do projeto, o fornecimento dos equipamentos e a instalação do sistema. No Soluções Industriais é possível buscar empresas que oferecem esse serviço de forma eficiente e segura.

QUAIS AS NORMAS DE USO?

Para todo o sistema de refrigeração e uso do chiller ar condicionado é preciso considerar a ABNT 16069 que especifica parâmetros e exigências para o sistema frigorífico para a segurança da instalação e uso dos equipamentos de refrigeração de forma geral.

A norma considera todas as fases desde a elaboração do projeto, fabricação, instalação e formas de uso. A norma é detalhada para cada tipo de imóvel e suas particularidades sendo classificados como ocupações institucionais, comerciais ou mistas.

QUAL A NORMA PARA PROTEÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS?

O ministério do trabalho e emprego estabelece a NR13 que tem o objetivo de impor algumas medidas de proteção para a instalação e operação dos equipamentos de refrigeração prevenindo alguns riscos a fim de oferecer maior segurança para os funcionários

Além de estabelecer alguns critérios de instalação e operação, também é exigido que os equipamentos de segurança sejam fornecidos e utilizados para que os funcionários operam esse sistema em caso de instalação ou manutenção da refrigeração industrial.

PORQUE A MANUTENÇÃO É TÃO IMPORTANTE?

A manutenção para o chiller ar condicionado e os equipamentos de refrigeração, de forma geral, devem passar por manutenção mensal para evitar falhas no funcionamento e assim garantir a integridade dos equipamentos.

Especialmente para os filtros do ar condicionado que precisam de atenção especial para que não provoquem poluição no meio ambiente, pois captam a sujeira do ar e as concentram no filtro que deve ser trocado mensalmente.

A manutenção preventiva no chiller ar condicionado é muito eficiente para que possa evitar e sanar problemas como vazamentos e defeitos elétricos que podem prejudicar o funcionamento dos equipamentos.

Existem muitas empresas que fornecem esse serviço e em muitos casos até mesmo os fabricantes possuem o serviço de manutenção o que facilita, pois conhecem melhor as funcionalidades do sistema.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EQUIPAMENTOS?

Todas as empresas precisam de equipamentos de refrigeração seja geladeiras, chiller ar condicionado, freezers entre outros sistemas de refrigeração que ajudam no resultado e lucro da empresa além de promover uma climatização agradável para o ambiente.

Mediante ao desenvolvimento do setor industrial, o equipamentos como o chiller ar condicionado tem sido cada vez mais aderido, pois oferecem um sistema mais simplificado. tecnológico e econômico, o que faz toda a diferença para as empresas e trata-se do principal motivo do aumento da compra desses equipamentos.

A fabricação do chiller ar condicionado e outros equipamentos de refrigeração tem sido cada vez mais voltadas para a qualidade e novas tendências como o sistema primário mencionado a de fim de promover aos clientes equipamentos mais eficientes e simplificados.


produtos e serviços relacionados

  • Chiller a ar

    Chiller a ar

    O chiller a ar de condensação são mais usados em estabelecimentos industriais. Ele garante maior flexibilidade, podendo atender da melhor forma setores industriais diferentes, prin...

  • Chiller a água

    Chiller a água

    Um chiller a água é como se fosse um refrigerador, mas ao invés de manter a comida fria ou fazer gelo, ele produz água gelada. Água que, em seu estágio final, sai em torno de 10° ...

  • Chiller a venda

    Chiller a venda

    Os chillers comerciais se popularizaram bastante e, consequentemente, a busca por um chiller à venda cresceu rapidamente. Não é à toa que a procura continua crescendo nos dias atu...

Regiões onde a Chiller Radical atende Chiller ar condicionado:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Chiller Radical atende Chiller ar condicionado:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe